domingo, 9 de junho de 2013

Relato de Sirley Nery Gonçalves Perches

Quando iniciei meus estudos, imediatamente já me apaixonei por livros e pela leitura. O livro que nós usávamos naquela época era "As mais belas histórias", não era cartilha, eram histórias dos três porquinhos e dava sequência com o lobo malvado aprontando todas; eu ficava o dia inteiro com aquele livro na mão, lendo aquelas histórias para todos que chegavam em casa. Meus professores do primário cobravam muito os textos para jogral e poesias, e isto era algo que eu gostava muito. A partir da 5ª série tudo se tornou mais fascinante. No meu colégio havia uma biblioteca maravilhosa, onde nós tínhamos que nos reunir pelo menos três dias na semana para fazer nossos trabalhos de livros. 
Minha paixão pela leitura aumentou quando nossa professora  nos pediu para ler a obra "Outra vez Heidi", de Johanna Spyri, eu viajava juntamente com Heidi, vivia pelos campos e à beira dos lagos alpinos; tudo parecia real. E assim continuou, " À beira do riacho", "Ana Terra", "A mão e a luva", "O Gaúcho" , "Vidas Secas " etc. No colegial seguiram se as obras de Castro Alves, Fernando Pessoa, Gonçalves e outros. Até hoje  adoro recordar todas as poesias que decorava para  apresentar nas festas da escola e nas gincanas.


2 comentários: