domingo, 9 de junho de 2013

Relato de Solange Moreira dos Santos


Queridos colegas li as postagens de vocês, realmente são lembranças que ficarão para sempre inseridas na história de nossas vidas.  Assim como eu me emociono quando me lembro de toda a minha infância, o que mais me deixa triste é que meus pais não tinham instruções e nem me incentivaram a ler, não tiveram a oportunidade de estudar, fizeram apenas o ensino fundamental até a quarta série e também minhas professoras das séries iniciais dificilmente me incentivaram, eu amava livros e histórias, somente lia os livros da biblioteca da escola, não ganhava livros de meus pais, não tinham condições de dar e nem instruções do quanto era importante à leitura naquela fase da vida. O meu primeiro livro foi namorinho de portão do autor Elias José, na qual o autor fez uma divulgação de suas obras na escola e estava vendendo seus exemplares na saída, cheguei em casa pedi para minha mãe o “dinheirinho” para comprar, com toda dificuldade ela me deu, morava 4 quarteirões da escola, fui correndo lá para comprar o livro, voltei para casa e fiquei o dia todo com aquele livro na mão, eram pequenas poesias, tenho essa recordação até hoje guardada, pois foi o primeiro e um dos poucos que tive na infância. Mas como sempre gostei de ler continuei visitando a biblioteca da escola, quando cheguei ao ensino médio fiz o ensino médio e o magistério, antes mesmo de formar para professora de Educação Infantil comecei a dar aulas em um colégio particular e claro meus alunos tiveram a oportunidade de desde cedo ouvirem belas histórias.  Fui fazer letras porque eu amava ler e imagina a quantidade de livros que li e hoje agradeço meus primos de São Paulo foram eles que me enviaram todas as obras literárias que pude ter o prazer de tê-las em minha casa, imaginem duas caixas cheias, já terminei a faculdade faz 10 anos e só doei esses livros o ano passado, amo dar aula de língua portuguesa, sou amante da leitura e com certeza estou trabalhando na sala de leitura da escola e lá me realizo com tantos livros disponíveis. E Hoje o que eu mais faço é incentivar meus alunos a lerem e conscientizá-los o quanto a leitura é fundamental em nossas vidas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário