segunda-feira, 17 de junho de 2013

TRABALHO DESENVOLVIDO COM O TEXTO  “PAUSA” DE MOACYR SCLIAR
SINARA CRISTINA VIEGAS DE SOUZA
 
OBJETIVOS GERAIS:
Este trabalho tem o objetivo de estimular e desenvolver a leitura em sala de aula e com isso tornar  o aluno um leitor autônomo capaz de entender e construir significados a partir dos textos lidos e expressar-se a partir dos temas abordados por eles.

ESTRATÉGIAS:
-Ler o texto respeitando sua estrutura e aspectos linguísticos e ortográficos;
-Compreender as informações expressas pelo texto;
-Inferir sentidos implícitos no texto;
-Identificar o gênero textual e reconhecer suas características;
-Trabalhar a Intertextualidade: estabelecer relações entre o texto trabalhado e outros textos,  filmes, músicas, desenhos, etc.
-Identificar os elementos da narrativa e sua função na elaboração e na construção do sentido do texto;
-Expressão oral e escrita de acordo com o gênero e o tema trabalhado.

METODOLOGIA:
Leitura do texto pelo professor e depois pelos alunos;
Análise do título “Pausa” em comparação com o vocábulo “pausa” (consulta ao dicionário);
Estabelecer a relação do título com o texto e sua (discussão oral);
Estudar o gênero textual: Narrativa de Ficção;
Estudar a estrutura e elementos da narrativa: título, personagens, tempo, espaço, narrador e tema;
Interpretação e compreensão do texto e relação do tema proposto com a realidade.
O que seria a “Pausa” na vida da personagem?
Por que ela usa nome falso?
Qual seria o motivo da personagem se comportar daquela maneira?
Por que escolhe aquele lugar para se esconder da mulher?
Por que dormir? Qual o significado do sono naquela situação?
Qual o papel da esposa neste contexto?
Intertextualidade: estabelecer relações com outros textos, com  filme “Um dia de fúria”, música “Epitáfio” do Titãs, etc.
Produção de texto a partir do tema abordado pelo texto: Artigo de Opinião.

AVALIAÇÃO:
A avaliação se dará pelo acompanhamento e registro da participação e atividades realizadas pelos alunos e produção de Artigo sobre o tema abordado.
Os artigos serão corrigidos pelo professor e posteriormente lidos para a sala, para a socialização dos conhecimentos produzidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário